SEJA BEM-VINDO AO BLOG DO MEJ !

SEJA BEM-VINDO AO BLOG DO MEJ !
Aqui você fica informado de tudo que a gente faz, cada missão, cada trabalho que realizamos na igreja. Tá tudo aqui registrado !

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2013, o ano da juventude!


2013, um ano em que a juventude está totalmente no centro das atenções da Igreja. Um ano em que nós, membros do MEJ teremos muito trabalho! E graça a Deus que o temos, é sempre bom estar a serviço do Senhor, não é mesmo? Veja a seguir as tantas ações voltadas para os jovens e para os cristãos católicos, em geral:

Campanha da Fraternidade 2013
Tema: Juventude e Fraternidade
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
Foi lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Passados mais de duas décadas, a juventude torna-se, novamente,  tema de uma Campanha da Fraternidade no Brasil. Várias são as razões e você jovem sabe que este tema é bastante importante. A atual geração juvenil, colocada em destaque na Igreja do Brasil especialmente por causa da realização da Jornada Mundial da Juventude, é fundamentalmente diversa das gerações juvenis de vinte ou trinta anos atrás e enfrenta novos desafios e conflitos nunca antes imaginados pelos que o precederam: mundo globalizado; conexão em rede proporcionada pela internet; violência urbana disseminada; extermínio de jovens, ausência de adultos no meio juvenil; drogas; relativismo; ausência de sentido. Ou seja, há muito que conhecermos, convertemo-nos e melhorarmos na maneira como a Igreja e a sociedade tem lidado com seus jovens.
Ano da fé (2012-2013)
Sua Santidade, o Papa Bento XVI, decidiu proclamar um “Ano da Fé”. Começou no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Todos nós, os católicos, devemos participar desse ano com “todo seu coração, com toda sua alma e com todo seu entendimento”  (Mt 22,37). Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada? Em um mundo cheio de misérias, fome, guerras, onde Deus parece não ter lugar e nem vez, não seria uma alienação proclamar um Ano da Fé? Para que serve a fé? O cristão diante dessa problemática não se cala e nem deve se calar. Devemos descobrir na oração os desígnios de Deus e dar respostas adequadas.


Jornada Mundial da Juventude /  Rio 2013
A Jornada Mundial da Juventude é uma atividade organizada pela Igreja Católica para os jovens e com os jovens, ocorre a cada 2 ou 3 anos, em uma cidade escolhida para qual ocorrem milhares de jovens de todo os cantos do mundo. O convite é feito pelo Papa, que sempre propõe uma temática especifica aos jovens, para que eles meditem e aprofundem o encontro com  Jesus Cristo e o comprometimento com o seu evangelho. 

Lema da Jornada

Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19)

No mandato final do texto de Mateus – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –, explicou o padre, está um grande sonho antropológico de todos, de que o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperte o que cada um tem de melhor em si mesmo.
“Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem quiser comentar põe aí embaixo como: Nome/URL ou anônimo. E não precisa colocar URL !